Fatured

Auto-Exame nas mamas

15:11:00Unknown

AUTO-EXAME DAS MAMAS

O Câncer de Mama é a maior causa de óbitos por cancro das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.
Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.
O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando a percepção de qualquer alteração.







A realização do auto-exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito após 8 dias do início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador.
 Ao contrário do que muitos pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum das mulheres, mas raramente está associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.

PREVENÇÃO

O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado (quanto mais cedo possível, maiores são as chances de cura). Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado.
Após os 40 anos, a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis, começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos pois o câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

Lembre-se: o autoexame das mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.



Siga as seguintes instruções para o autoexame:
O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Em frente ao espelho:
Posicione-se em frente ao espelho;
Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
Coloque as mãos na cintura fazendo força;
Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho):
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
Sinta a mama;
Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
Repita os movimentos na outra mama.

Deitada:
Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
Depois apalpe as axilas;
Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.



Fontes:
Freitas, Fernando; Menke, Carlos Henrique; Rivoire, Waldemar Augusto; Passos, Eduardo Pandolfi.Patologia Benigna da Mama. In: Rotinas em Ginecologia. P- 533-534. 2011. 6ª Edição.Editora Artmed. Porto Alegre-RS

                               


Esse é mais um post da parceria entre o blog e biomédico João Paulo Porfírio.
Se você gostou, compartilhe com quem você ama!


You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Contato